O GRUPO

Cabelos trançados traz ao mundo uma experiência lúdica para conhecermos a grande força que a arte possui em significar sentimentos e relacioná-los à nossas vidas. O grupo, formado pela atriz Aline Tanaã em união com os autores, ilustradores e artistas plásticos Gio e Doug e com direção de Cristian Beltrán (Chile), busca apresentar ao público a sutileza de pequenas histórias que nos levam aos tempos de nossos ancestrais. Unindo contos, músicas, bonecos e ilustração animada, esta vivência vem para presentear o público com a lembrança de que a arte sempre viverá, conectando todos os momentos da vida através da sua poesia. E é para que a arte possa continuar curando, que este trio transforma seus sonhos em realidade através destas histórias de sabedoria e amizade.

Na sua estreia, o espetáculo Contos do Avô Sol e da Avó Lua foi apresentado para certa de 3,1 mil crianças e integrou o 18º Tapete Mágico, numa temporada de nove apresentações entre os dias 18 e 20 de abril de 2018.






Aline Tanaã Tavares

Graduada em Psicologia, pela Universidade de Caxias do Sul. É atriz, produtora cultural e arte-educadora desde 1997. É instrutora de yoga desde 2016. Fez a Formação de Atores (2002-2004) pela Unidade de Teatro de Caxias do Sul.

Sua formação livre passou por cursos e oficinas com diversos referências das artes cênicas e da palhaçaria, eles entre eles Patch Adams, Hilary Chaplin, Christian Duurvoort , Pablo Gómis Lopez , Jullie Goel, Alexandre Luis Casali, Moshe Cohen, Ésio Magalhães, Carlos Simioni, Pepe Nuñes, Júlio Adrião, Daniela Carmona, Lily Curcio e Tiche Vianna.

Trabalhou com diversos grupos e espetáculos teatrais, cinema e performaces como atriz e produtora cultural. Entre os grupos e produções trabalhou como atriz e coordenadora do grupo Médicos do Sorriso (2004 – 2011).

Atuou no cinema em alguns filmes como “Famílias Felizes se Parecem”(2009), direção de Conrado Heoli e Marcelo Muller e do longa Il Cielo sopra di Me – Longa dirigido pelo cineasta Gian Vittorio Baldi (2011), com estreia no Festival de Gramado (2014).

Atualmente segue trabalho do Trompim Teatro (2009), do qual é atriz fundadora e pesuisadora. O grupo dedica-se a investigação de liguagens e circula com os espetáculos “Cinta-liga/Desliga”, (comicidade feminina) com direção de Luciana Olendsky, “Marilu” (dramaturgia silenciosa) dirigido por Hermes Bernardi Jr. e “Passagem Para Dois (máscaras inteiras expressivas) com direção da Tiche Vianna do Barracão Teatro.

É atriz e produtora do espetáculo Khaleh, ganhador do Prêmio Anual de Incentivo a Montagem Teatral (2015), com direção de Carolina Garcia.

Atua em trabalhos independentes de artes integradas como Cabelos Trançados (contadores de história) e Vôos da Alma que integra o Taru Instituto Cultural.

Facilitadora e idealizadora do Teatro Integrado promovendo oficinas e vivências artísticas e voltados ao desenvolvimento humano com grupos e instituições.

Desde 2017 trabalha com arte e educação, sendo facilitadora e articuladora pedagógica da Casa Arapoti Espaço de Desenvolvimento Humano e Educação.





Cristian Beltrán


Fundador. Ator Profissional, Formado na “Escuela de Arte Dramático del Sur, Concepción, Chile”. Com estudos de Educação Popular em Centro-America e Clown em Chile-Francia. Sua experiência como ator é amplia no teatro, com algumas incursões em Tv e cinema. Seu trabalho pedagógico vem da Faculdade onde trabalha como professor ajudante das matérias de Comedia dell Arte, Pantomima e Interpretação. No seu caminho tem dirigido teatro para a educação popular no centro e sul do Chile, para organizações de fomento leitor; aulas de interpretação para alunos de terçer semestre de teatro; trabalho em inumeráveis obras de teatro em distintos teatros de Chile, México, Guatemala, El Salvador, Colômbia, Venezuela, Brasil. Trabalho durante quatro anos como Artista do programa ArtCorps em Guatemala, onde centrou seu trabalho na utilização de estratégias artísticas para o desenvolvimento de comunidades Guatemaltecas vítimas da guerra civil. Em Caxias do Sul, fez a direção de 19 espetáculos para estudantes de teatro; 2 espetáculos profissionais, duas curtametragem e é fundador do coletivo artístico Teatro Enredo. 





Douglas Trancoso

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade de Caxias do Sul – UCS em 2007. Desde 2009 lidera a Gio e Doug Artes, um estúdio de criatividade voltado para o desenvolvimento de arte e cultura. Atua como Produtor cultural; Fotógrafo; Músico; Artista plástico, desenvolvendo peças artísticas através da linguagem da fotografia, ilustração, escultura e vídeoarte; Designer gráfico, produzindo e criando peças gráficas artísticas e comerciais; Trabalha com editoração de livros e revistas. Ministra diferentes oficinas e workshops tanto para arte educadores, educadores sociais, crianças, jovens e adultos. Ao lado de Giovana Mazzochi, formam a Gio e Doug Artes.

Fotógrafo free lancer desde 2002 (Registro Repórter Fotográfico MTB12233). Ator free lancer desde 2007. Músico free lancer desde 2000.

Desde 2005 participou de mais de 30 exposições de Arte coletivas e individuais pelo Brasil, com diversas técnicas.


Em 2018 criou e produziu o Espetáculo Cabelos Trançados – Contos do Avô Sol e da Avó Lua.  Direção: Cristian Beltrán. Atores: Aline Tanã Tavares, Douglas Trancoso e Giovana Mazzochi. Criação e confecção de objetos cênicos, cenário: Gio e Doug.  Figurinos: Gio. Trilha - Criação Doug. Execução: Doug e Cristian Beltrán. Texto: Gio, Doug e Aline Tanaã.
Criação e confecção de objetos cênicos do espetáculo teatral Travessia - Uma Comédia Trágica. Diretora de cenografia: Carine Panigaz.Direção Internacional de Adriano Lurissevich (itália). Atores: Fábio Cuelli, Filipe Mello, Carine Panigaz e Alexandre Borin.
Ator do Curta metragem “O Ajudante”. Dirigido por Filipe Mello e escrito por Quim Dalberto e Filipe Mello. Projeto aprovado pelo Financiarte da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul. 2014.
Ator do Curta metragem “Mister Easter”. Dirigido e escrito por Filipe Mello. Projeto independente de 2013.
Ator em vídeo de divulgação da cerveja artesanal “Schatz”. Dirigido e escrito por Marcelo Andriguetti. Exibido em vários cinemas do RS. 2013.
Ator do Curta metragem “Ao Teatro”. Dirigido e escrito por Marcelo Andriguetti. Projeto aprovado pelo Financiarte da Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul. 2012.
Ator do Curta metragem “Do Sétimo Andar”. Dirigido por Eduardo Garcia e escrito por Márcio Ramos. Projeto aprovado pelo Financiarteda Secretaria Municipal da Cultura de Caxias do Sul.2011.
Tenor do Coro Municipal de Caxias do Sul em 2009 com apresentações por todo o país.
Atuação em propaganda do banco HSBC (Despedida de namorados pelo telefone) veiculada durante os três primeiros meses de 2009 nos mais importante canais de televisão.
Ator da Peça: CRU – Cia Teatral Atores Reunidos – Direção RaulinoPrezzi
Ator da Peça de Teatro de Rua: Amor com humor se paga, da Cia Teatral Atores Reunidos – Com 6 prêmios no Festival Nacional de Teatro de Varginha – MG
Ator protagonista do curta “O Jabuti” dirigido por Luciana Baseggio do curso de Cinema da Unisinos, Agosto de 2007.
Ator no curta “O Vazio Além da Janela” dirigido por Bruno Polidoro, atualmente professor do departamento de cinema da Unisinos, Fevereiro de 2007.
Ator protagonista no vídeo “Mentiras Sinceras” dos alunos de Relações Públicas da UCS, Novembro de 2006.
Ator da Cia 2 grupo de teatro, de Caxias do Sul, dirigida por Márcio Ramos, desde março de 2007.
Ator da Cia Teatral Atores Reunidos – Dirigida por RaulinoPrezzi e Ana Fuchs.
Fotógrafo Still do Curta “Um Lenço Farrapo” de Leonardo Vivan – 2007.
Em 2018 produziu ilustração e capa, junto com Giovana Mazzochi, para o livro Misteriosos Sul – Lendas em poemas. Escrito por: Helô Bacichette, Dinarte Albuquerque Filho, Nil Kreme e André Aguiar. São 12 ilustrações criadas em caneta nanquim. Editora Elos do Conto, Caxias do Sul. ISBN 978-85-68439-05-0.
Em 2017 produziu, ilustrou e editorou, junto com Douglas Trancoso, o livro Aprendendo a voar de Fabiana Diaz. São 22 ilustrações criadas em aquarela, lápis aquarelável, guache e caneta nanquim. Editora Quatrilho, Caxias do Sul. ISBN 978-85-8174-350-9.
Em 2017 produziu, ilustrou e editorou, junto com Douglas Trancoso, o livro A coruja de pernas tortas de Delcio Agliardi. São 20 ilustrações criadas em aquarela, lápis aquarelável, guache e caneta nanquim. Editora Horus, Portugal. ISBN 987-989- 8837-35- 6.
Em 2016 produziu, ilustrou e editorou, junto com Giovana Mazzochi, o livro Lova. 30 Ilustrações em técnicas de bricolagens diversas. Projeto contemplado pelo Financiarte – Caxias do Sul. ISBN 978-85-99666-14-2.
Em 2016 produziu, ilustrou e editorou, junto com Giovana Mazzochi, o livro Voos da Alma. Ilustrado com esculturas produzidas com a técnica da bricolagem e cenários em aquarela, acrílico e giz pastel sobre papel. ISBN 978-85-68439-03-6.
Em 2016 ilustrou e criou o projeto editorial, junto com Giovana Mazzochi, do livro Todo Amor que tive da Helô Bacichette. 30 Ilustrações em apenas preto e tons de laranja. Este livro é o segundo da trilogia. ISBN 978-85-6843-04-3.
Em 2014 ilustrou e editorou, junto com Giovana Mazzochi, o livro Leituras na Madrugada de Dinarte Albuquerque Filho. 8 Ilustrações em preto e branco. ISBN 978-85-99666-07-4.
Em 2013 ilustrou e editorou, junto com Giovana Mazzochi, o livro Amor, Amor de Helô Bacichette. 22 Ilustrações em preto e tons de vermelho. ISBN 978-85-99666-05-0.
Em 2012 ilustrou e editorou o livro DA PUREZA: uma viagem pelo mundo do simples. Autores: MAZZOCHI, Giovana; TRANCOSO, Douglas. 30 ilustrações produzidas com diferentes técnicas: fotomontagens, canetinha sobre papel, aquarela sobre papel, massa de modelar, acrílico sobre MDF. Poesias: Douglas Trancoso; Projeto realizado através do FINANCIARTE de Caxias do Sul.
Foi ilustrador homenageado ao lado de Giovana Mazzochi da 25ª Feira do Livro da Escola São Carlos (julho de 2015), em Caxias do Sul.
Obteve três projetos financiados pelo FINANCIARTE de Caxias do Sul. Em 2012 o projeto transmídia DA PUREZA: uma viagem pelo mundo do simples. Em 2008 e 2012, com a banda Bob ShuT, obteve o financiamento para gravação e prensagem do CD I e CD II. Em 2014 para circulação nacional e internacional da banda.
Participou da Comissão Julgadora do 7º Salão do Campus 8 – Cidade das Artes da Universidade de Caxias do Sul. Participou da comissão avaliadora do 18º Prêmio Arte na Escola 2017.






Giovana Mazzochi

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Artística - Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade de Caxias do Sul - UCS em 2006. Formação no Grupo Processor Alfamídia em Porto Alegre em: Design: Layout de Sites. Duração: 40hs. Curso Adobe Dreamweaver CS3: Desenvolvedor de Websites. Duração: 40hs. Curso Adobe Flash CS3: Animação Multimídia. Duração: 40hs. Curso Adobe Photoshop CS3: Design Gráfico. Duração: 40hs. Cursos com certificado pela Adobe. Curso de Composição e Animação utilizando After Effects, na FEEVALE, Novo Hamburgo Duração: 18 horas.

Continua seus estudos através de cursos de especialização na área das artes, arte educação, objetos de aprendizagem, mediação de exposições, construções de narrativas, técnicas artísticas como: desenho, aquarela, stencil, fotografia, entre outros. Participou de diversos workshops com profissionais e pesquisadores como Prof. Dr. Max Haetinger, Prof. Dr. Sérgio Bairon, Prof. Dr. Roger Tavares - PUC/SP, Prof. Dr. Ollivier Dyens – Universidade de Concórdia – Montreal/Canadá, Prof. Dr. Michel Bret - França, Profa. Dra. Marie Hélène Tramus – França, Jailton Moreira, entre outros.

Desde 2009 lidera a Gio e Doug Artes, um estúdio de criatividade voltado para o desenvolvimento de arte e cultura. Atua como Produtora cultural; Fotógrafa; Artista plástica, desenvolvendo peças artísticas através da linguagem da fotografia, ilustração, escultura e vídeoarte desde 2005; Designer gráfico, produzindo e criando peças gráficas artísticas e comerciais; Trabalha com editoração de livros e revistas; Ministra diferentes oficinas e workshops tanto para educadores, crianças, jovens e adultos. Ao lado de Douglas Trancoso, formam a Gio e Doug Artes.

De 2007 a 2009 trabalhou como assistente da destacada pesquisadora e ciberartista, Ph.D Diana Domingues, no Laboratório Novas Tecnologias nas Artes Visuais na Universidade de Caxias do Sul. Em Arte Educação produziu dezenas de hipermídias para Universidades do RS através do Projeto-Pró Licenciatura da REGESD - Rede Gaúcha de Ensino Superior a Distância, de 2009 a 2010.

Desde 2005 participa de exposições de Arte coletivas e individuais, com diversas técnicas e em várias cidades brasileiras. Ao todo são 48 exposições realizadas. Foi ilustradora homenageada ao lado de Douglas Trancoso da 25ª Feira do Livro da Escola São Carlos (julho de 2015), em Caxias do Sul.

Participou da Comissão de avaliação local e regional do 18º Prêmio Arte na Escola Cidadã (PAEC) 2017. Participou da comissão de avaliação do FINANCIARTE de Caxias do Sul no edital 01/2014, no seguimento Artes Visuais. Participou da Comissão Julgadora do 7º Salão do Campus 8 – Cidade das Artes da Universidade de Caxias do Sul.

Em 2018 criou e produziu o Espetáculo Cabelos Trançados – Contos do Avô Sol e da Avó Lua.  Direção: Cristian Beltrán. Atores: Aline Tanã Tavares, Douglas Trancoso e Giovana Mazzochi. Criação e confecção de objetos cênicos, cenário: Gio e Doug.  Figurinos: Gio. Trilha - Criação Doug. Execução: Doug e Cristian Beltrán. Texto: Gio, Doug e Aline Tanaã.

Em 2018 produziu ilustração e capa, junto com Douglas Trancoso, para o livro Misteriosos Sul – Lendas em poemas. Escrito por: Helô Bacichette, Dinarte Albuquerque Filho, Nil Kremer e André Aguiar. São 12 ilustrações criadas em caneta nanquim. Editora Elos do Conto, Caxias do Sul. ISBN 978-85-68439-05-0.
Em 2017 produziu, ilustrou e editorou, junto com Douglas Trancoso, o livro Aprendendo a voar de Fabiana Diaz. São 22 ilustrações criadas em aquarela, lápis aquarelável, guache e caneta nanquim. Editora Quatrilho, Caxias do Sul. ISBN 978-85-8174-350-9.
Em 2017 produziu, ilustrou e editorou, junto com Douglas Trancoso, o livro A coruja de pernas tortas de Delcio Agliardi. São 20 ilustrações criadas em aquarela, lápis aquarelável, guache e caneta nanquim. Editora Horus, Portugal. ISBN 987-989- 8837-35- 6.
Em 2016 produziu, ilustrou e editorou, junto com Douglas Trancoso, o livro Lova. 30 Ilustrações em técnicas de bricolagens diversas. Projeto contemplado pelo Financiarte – Caxias do Sul. ISBN 978-85-99666-14-2.
Em 2016 produziu, ilustrou e editorou, junto com Douglas Trancoso, o livro Voos da Alma. Ilustrado com esculturas produzidas com a técnica da bricolagem e cenários em aquarela, acrílico e giz pastel sobre papel. ISBN 978-85-68439-03-6.
Em 2016 ilustrou e criou o projeto editorial, ao lado de Douglas Trancoso, do livro Todo Amor que tive da Helô Bacichette. 30 Ilustrações em apenas preto e tons de laranja. Este livro é o segundo da trilogia. ISBN 978-85-6843-04-3.
Em 2014 produziu, ilustrou e editorou, junto com Douglas Trancoso, o livro Leituras na Madrugada de Dinarte Albuquerque Filho. 8 Ilustrações em preto e branco. ISBN 978-85-99666-07-4.
Em 2013 ilustrou e editorou, junto com Douglas Trancoso, o livro Amor, Amor de Helô Bacichette. 22 Ilustrações em preto e tons de vermelho. ISBN 978-85-99666-05-0.
Em 2012 produziu, ilustrou e editorou, junto com Douglas Trancoso, o livro DA PUREZA: uma viagem pelo mundo do simples. 30 ilustrações produzidas com diferentes técnicas: fotomontagens, canetinha sobre papel, aquarela sobre papel, massa de modelar, acrílico sobre MDF. Poesias: Douglas Trancoso; Projeto realizado através do FINANCIARTE de Caxias do Sul.
Em 2017 fez a Curadoria da instalação artística MARIAS de Carine Panigaz. Trata de um manequim feminino colocado ao centro de uma sala vazia. A figura do corpo de uma mulher, neutro, inerte, sem cores, exposto ao olhar, à análise, ao toque. Um corpo na vitrine diária dos julgamentos e violências. Esse é o centro da instalação artística MARIAS. É um convite à reflexão, à intervenção, uma forma de manifestação, uma luta artística e uma homenagem as mais de 11 milhões de Marias que vivem no Brasil. A abertura da instalação ocorreu no dia 17 de maio, às 19h, na Galeria de Artes do Centro de Cultura Municipal Dr. Henrique Ordovás Filho. Ficou exposta até o dia 7 de junho de 2017. Projeto do Financiarte de 2016.
Obteve quatro projetos financiados pelo FINANCIARTE de Caxias do Sul. Em 2017 Projeto Voos da Alma – Galeria Itinerante, projeto em execução, lançamento previsto pra setembro de 2018. Em 2015 Projeto Lova (exposição, livro e cursos). Em 2012 o projeto transmídia DA PUREZA: uma viagem pelo mundo do simples. E em 2008, com a instalação: L'ozio in la creativitá proposto pelo coletivo de arte Lepoxi. 


Instagram: @gioedoug




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Contos do Avô Sol e da Avó Lua